segunda-feira, 10 de maio de 2010

Design e Identidade: A Moda como Geradora de Tendências

Na terceira edição do ano, o Design Mais recebe os argentinos Julieta Puhl e Laureano Mon para apresentar o projeto Por la Calle

Após o sucesso da edição de abril, que lotou a praça de alimentação do Moinhos Shopping, o Design Mais retorna em 19 de maio. Trazendo ao Brasil os pesquisadores argentinos Julieta Puhl e Laureano Mon, o tema do encontro será Design e Identidade: a Moda como Geradora de Tendências.Os palestrantes são responsáveis pelo projeto Por la Calle, que dedica-se a analisar quais são as características do design de moda argentino e como isso pode ser utilizado na construção de uma identidade representativa para outras áreas do design. Com mediação de Paula Visoná, o encontro irá analisar o exemplo argentino, debatendo qual a implicação da criação de uma identidade de design de moda na geração de tendências. Também será a analisada a metodologia criada pelo Observatório de Tendências do INTI (Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina) e da Fundação Pró-Tecer (Argentina) para o desenvolvimento desta perspectiva. Julieta Puhl e Laureano Mon também ministrarão o Workshop Cool Hunting: Caçando Tendências, que acontece nos dias 20 e 21 de maio, na Escola de Design Unisinos.

SERVIÇO:
Design Mais 2010: Design e Identidade – A Moda como Geradora de Tendências
Data: 19 de maio de 2010, às 19h30min
Com Mediação de Paula Visoná.
Local: Escola de Design Unisinos
Endereço: Rua Luiz Manoel Gonzaga, 744 – Bairro Três Figueiras – Porto Alegre – RS
Evento gratuito. ** Necessário se inscrever antecipadamente
Informações e inscrições: design@unisinos.br e fone (51) 3012-1363
Informações para imprensa, credenciamento e agendamento de entrevistas:
Ana Guerra – anaguerra@mundocult.com.br e fone (51) 9121-1200
Apoio: Boteco Matita Perê e Mundo Cult.


Palestrante: JULIETA PUHL
Graduada em Design de Indumentária pela Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires, Julieta Puhl é uma das investigadoras permanentes do Observatório de Tendências do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina. No Observatório, Julieta atua como pesquisadora de tendências para produtos, focando suas investigações na área de Macroconceitos para a Moda. Junto a Laureano Mon, é uma das investigadoras responsáveis pelos projetos Mapa de Design Argentino e Projeto Por La Calle – Circuitos de Design, ambos iniciativas conjuntas do Observatório de Tendências do INTI e Fundación Pró Tejer Argentina. Desde 2007, têm apresentado várias conferências sobre o tema Design e Identidade argentina, levando essa discussão para universidades, seminários e congressos, em nível nacional e internacional.

Palestrante: LAUREANO MON
Laureano é graduado em Ciência Política pela Faculdade de Ciências Sociais da Argentina. Como acadêmico, suas áreas de estudos são análise do discurso, teoria estética e teorias da cultura. Atua, desde 2005, como consultor externo do Observatório de Tendências do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina, sendo o responsável palas Tendências Sociais Globais, apresentadas a cada Circuito de Tendências organizada pela Observatório. É um dos investigadores responsáveis pelos projetos Mapa de Design Argentino e Projeto Por La Calle – Circuitos de Design, ambos iniciativas conjuntas do Observatório de Tendências do INTI e Fundación Pró Tejer Argentina. Desde 2007, também atua como assessor em programas de comunicação e capacitação política para instituições públicas e ONGs, sendo, atualmente, o coordenador da Escola de Dirigentes Comunitários, organizada pela Fundação Margarida (Rio Negro).

Mediação: PAULA VISONÁ
Graduada em Moda pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), atua profissionalmente como consultora de empresas nas áreas de desenvolvimento de coleções e pesquisa de tendências. Dentre essas empresas, figuram os portais de pesquisa de tendências Usefashion (nacional). Também desenvolve atividades como figurinista para projetos cênicos, curtas-metragens e documentários, sendo os projetos O Endereço (curta-metragem) e o musical Celebration destaques de seu trabalho nessa área. É mestranda em Design Estratégico pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), onde desenvolve investigações acerca de Estratégias para Inovar Bens de Uso, sendo um dos membros integrantes do Observatório de Design da Instituição. Também é coordenadora dos cursos de Especialização em Design Estratégico da Unisinos (Caxias e Porto Alegre), além de ministrar o curso de extensão Dinâmicas da Moda e Identificação de Tendências, e atuar no curso de graduação em Design da instituição.

WORKSHOP COOL HUNTING: CAÇANDO TENDÊNCIAS
O Workshop tem como foco o trabalho de observação e análise necessário para interpretar as tendências em sua complexidade, possibilitando incorporá-las como inputs para o mercado de moda.
Pré-requisitos: Noções da língua espanhola.
Carga Horária: 12 horas
Local: Escola de Design Unisinos – Campus Unisinos Porto Alegre
Av. Luiz Manoel Gonzaga, 744, junto ao Colégio Anchieta
Realização: de 20 a 21/5/2010
Horário: Quinta e sexta-feira, das 16h às 19h; e das 19h30 às 22h30
Mais informações: www.unisinos.br/design

Sobre a ESCOLA DE DESIGN UNISINOS
Criada em 2006, em parceria com a POLI.design – Consorzio Del Politécnico di Milano . Desenvolvendo atividades de graduação, especialização, mestrado, pesquisa, serviços de consultoria e cursos de extensões, a Escola tem sua identidade marcada por integração com empresas, inserção no contexto mundial do design e introdução da criatividade e cultura de projeto como motor de inovação na sociedade.O nascimento da Escola desenvolveu-se através de um projeto de design que propunha o desenvolvimento de uma research school, focada na inovação orientada pelo design. Ela é fruto de um projeto de construção de sentido, empreendida através da compreensão do contexto brasileiro e gaúcho. Assim, a Escola transpira design estratégico, em todas as suas instâncias de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário