segunda-feira, 16 de março de 2009

Alô Chics!

Trabalhei por uns 3 anos em um evento muito bacana realizado pela Lojas Pompéia. É a convenção anual de marketing e vendas, sempre produzido pelo Atelier 523 (antigo Atelier de Imprensa), empresa na qual iniciei minha carreira. Pois ontem, domingo, houve mais uma edição desse grande encontro que reune todos os gerentes e subgerentes das 50 lojas da Pompéia em todo o Estado. E sempre uma celebridade da moda está presente, seja palestrando ou desfilando.
Na edição de 2009 Carmen Ferrão - diretora de marketing da rede - trouxe a consultora Glória Kalil. E eu estava lá, pela primeira vez como convidada e não como staff do evento.

Esse ano a função - que sempre ocorreu em POA - viajou a Camaquã, terra natal da Pompéia e onde está localizado o centro de distribuição da marca. E o evento foi dentro desse grande galpão, em meio a caixas e mais caixas empilhadas.

O encontro iniciou com a apresentação da campanha anual da Pompéia, criada pela DCS. Após, Carmen Ferrão chamou Glória Kalil. Fiz algumas anotações e divido aqui com vocês.
Vamos em forma de tópicos para facilitar.

1) O Negócio da Moda

- O negócio da moda é muito mais do que roupa. É um sistema de renovação permanente que faz a economia do mundo girar. É um fluxo de trocas. (adorei essa colocação).
- Moda antecipa o desejo. Lança coisas que as pessoas nem sabem que querem.
- A moda sai de um desejo da sociedade, do caldo de cultura dessa sociedade.
- Estar com uma roupa da moda dá segurança, mostra que a pessoa está/é atualizada. É a forma de expressar a sua individualidade, personalidade.
- A moda induz as pessoas a fazerem coisas, não há resistência. (isso justifica os modelitos bregas que usávamos lá pelos anos 80 - peloamordediós!)
- Moda é um poderoso argumento de venda.
- Se está na moda, fica bonito.
- Quem não se adapta ao sistema da moda fica para trás.

2) O Consumidor

- A moda pode não estar clara para ele.
- Consumidor totalmente globalizado, pulverizado. Funciona por agrupamento - tribos urbanas. As pessoas se juntam em tribos para manter seus valores dentro do mundo globalizado.
- A moda está mais democrática. Tem tendência pra todo mundo.
- As lojas precisam estar totalmente focadas no seu público, no nicho.
- O consumidor é mimado, volúvel, ligado no estilo pessoal e na atitude.
- Estilo é tão importante quanto moda.

3) O Mercado

- O mercado não é mais homogêneo. O importante é ter uma marca, ter personalidade. A marca é o que dá segurança ao consumidor.
- Roupa tem um preço. Moda tem outro.
- A marca é o capital. É por onde se consegue prestígio, fidelização. A imagem da empresa tem que ser muito clara.
- Oferecer serviços ao cliente. Essa é a diferença.
- O consumidor está disposto a pagar 8% a mais por um bom serviço.
- Orientação de moda para o cliente. Vendedores passam a ser consultores de estilo.
- O serviço de informação de moda é uma arma fantástica.

4) Tendências para o outono/inverno 2009

- Blazer do namorado: mulheres usando blazer maiores, mais masculinos como se fosse do namorado.
- Xadrez de todos os tipos, em todo o tipo de roupa ou mistura de xadrezes.
- Casacos curtos
- Casacos com verstidos
- Paletó jeans
- Muito ziper
- Tecidos tecnológicos
- Calças desde skinny bem justa a calça cenoura
- A cintura está alta ou no lugar certo. Cós baixo está fora.
- Calças em todos os tipos de panos.
- Macacões e jardineiras continuam com tudo!
- O tecido de moleton está em altíssima.
- Tricot e malharia a mil.
- Muito vestido de tricot usado com meia calça ou leggin
- Peles falsas
- Franjas
- Mangas com detalhes trabalhados
- Paetês não saem de moda
- As cores do momento são azul, vermelho, roxo, laranja, verde, branco - muito branco (mesmo no inverno) - preto, cinza e neutros.

Arrasem!
Beijo,
Débora.

Desfile

Palestra Glória Kalil

Antônio D'alessandro, da DCS, Glória Kalil e Carmen Ferrão



5 comentários:

  1. Adorei as dicas!!!! Melhor definição: a moda é um fluxo de trocas! Bárbaro!!! Fashion é usar aquilo que faz nos sentirmos bem. Parabéns pelo blog!

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  2. Que ótimo idéia do desfile no meio das caixas, ficou lindo!

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  3. Nós amamos o desfile tb...e obrigado pelo elogio ao Blog, ele é pra vcs. Beijos.

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  4. Tb amamos este evento, as gurias do Atelier estão de parabéns. E obrigado por ler nosso blog, ele é para vcs. Beijos.

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  5. ADOREI O DESFILE NO CD, PARABEMS PARA A CARMEM QUE COM MUITO TALENTO SEMPRE INOVANDO.

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